sábado, 14 de julho de 2012

Anjos vencendo os porcos...




“ O ser humano, um anjo sentado em um porco desproporcionalmente maior do que ele” , sim, é , sim, somos anjos esparramados em porcos , por mais que nos assustemos com nós mesmos e  nossa capacidade de devorarmo-nos, a história, e sempre ela, a nos mostrar do que somos capazes e incapazes , nos dá conta que estamos caminhando a algum lugar melhor, sempre o melhor estar por vir, costumamos chamar isto de evolução.
O passado humano, o que , na verdade, nunca passa e sempre esta nos olhando de soslaio , nos mostrando , jamais fora  pacífico como costumamos , melancolicamente , pensar , sempre nos devoramos cruelmente ou , em alguns instantes, com tolas desculpas que apenas se prestam a nos enganar e manipular o outro.
Desde sempre o instante que passou nos aponta que fomos piores do que somos.
Não apenas os grandes e piores nomes foram cruéis , todos nós fomos e somos, mas parece que a cada dia menos, a cada dia aprendemos , a cada dia nos exterminamos menos.
Não se trata apenas do desejo de sermos anjos , mas de números, de estatística , ela nos mostra que a cada dia estamos melhores , que o nosso passado, aquele logo ali, a nos vigiar e nos ensinar , sempre nos alfabetizou, tudo resume-se em educação.
Antes eramos piores do que somos.
Apenas no séc. XX a criança , um bom termômetro para a nossa evolução seria como as tratamos, começa a ser tratada como criança e a ser considerada esta fase especial: a infância , ou melhor, na verdade a criança começa a ser considerada como pessoa.
Quanto mais retornamos ao princípio da humanidade , mais encontramos crianças lançadas a própria sorte, gente exterminando gente em jogos, para delicia da multidão, e  em praças públicas ,como se isto fosse Justiça. Sim, evoluímos, somos mais gente do que antes , somos mais crianças do que antes e mais considerados em nossa individualidade e coletividade, ainda nos devoramos e nos exterminamos por nada , mas menos do que antes e hoje menos do que ontem.
Com o surgimento do Estado, a institucionalização da justiça e seus direitos e garantias individuais nos permitimos que os anjos começassem a derrotar os demônios ou , ao menos, que os enjaulassem em nossas profundezas , e isto vem livrando-nos da barbárie, a cada dia um pouco mais, amanhã mais do que hoje.
Em Leviatã  podemos observar o quanto a convivência nos beneficia e que antes de nos associarmos a vida humana era “solitária, miserável, repugnante, brutal e curta” .
Olhamos pela janela, saímos e voltamos , abrindo e fechando portas, nos olhamos, nos enxergamos, cada vez mais , cada vez com mais fé na tal humanidade, “o anjo civilizatório, enfim aprisionou a maldade inata do homem”, eu diria que a cada dia vem aprisionando , que os anjos não ganharam a guerra, mas ganham batalhas e assim o ser humano vem perseguindo a sua humanidade.

2 comentários:

  1. Vi teu comentário apenas agora...há tempos que não posto , acho que são os tais momentos e as tais amarras que andam não permitindo, mas fiquei feliz ao te ler. Rs

    ResponderExcluir
  2. Vi teu comentário apenas agora...há tempos que não posto , acho que são os tais momentos e as tais amarras que andam não permitindo, mas fiquei feliz ao te ler. Rs

    ResponderExcluir