sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A MULHER E A PATROA

Há homens que têm patroa. Ela sempre está em casa quando ele chega do trabalho.O jantar é rapidamente servido à mesa.Ela recebe um apertão na bochecha.A patroa pode ser jovem e bonita, mas tem uma atitude subserviente, o que lhe confere um certo ar robusto, como se fosse uma senhora de muitos anos atrás.
Há homens que têm mulher. Uma mulher que está em casa n hora que pode, às vezes chega antes dele, às vezes chega depois .Sua casa não é sua jaula nem seu fogão é industrial. A mulher beija seu marido na boca quando o encontra no fim do dia e recebe dele o melhor dos abraços. A mulher pode ser robusta e até meio feia, mas sua independência lhe confere um ar de garota, regente de si mesma.
Há homens que têm patroa, e mesmo que ela tenha tido apenas um filho, ou um casal, parece que gerou uma ninhada, tanto as crianças a solicitam e ela lhes é devota.A patroa é uma santa, muito boa esposa e muito boa mãe, tão boa que assim que o marido a chama quando não a chama de patroa: mãezinha.
Há homens que têm mulher.Minha mulher, Tereza. Mulheres que tem nome, que só são chamadas de mãe pelos filhos, que não arrastam os pés pela casa nem confiscam o salário do marido, porque elas tem o dela. Não mandam nos caras, não obedecem os caras: convivem com eles.
Há homens que têm patroa.Vou ligar para a minha patroa. Vou perguntar pra patroa. Vou buscar a patroa .É carinho, dizem. Às vezes é deboche. Quase sempre é muito cafona.
Há homens que têm mulher. Vou ligar para a minha mulher. Vou perguntar para a minha mulher.Vou buscar a minha mulher. Não há subordinação consentida ou disfarçada .Não há patrões nem empregados. Há algo sexy no ar.
Há homens que têm patroa.
Há homens que têm mulher.
E há mulheres que escolhem o que querem ser.

Martha Medeiros-novembro de 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário